A comunicação visual refere-se ao conjunto de elementos visuais que servem para identificar uma empresa. Quando essa identificação é bem elaborada e sobretudo, bem executada seu negócio ganha destaque e sua marca se diferencia da concorrência. Dentre inúmeros recursos utilizados na comunicação visual, podemos citar:
- Fachadas comerciais;
- Totens corporativos;
- Placas de divulgação promocionais;
- Letreiros luminosos.
A comunicação visual sempre existiu, mas ganhou maior destaque no século 21 com o avanço da tecnologia. Muito além de comunicar a essência da marca, seu objetivo é de atrair cada vez mais os olhares do público, mexendo com suas emoções e moldando o comportamento humano, influenciando no poder de compra.
Os postos de combustíveis são o tipo de empreendimento que chamam a atenção pela sua imponência e sobretudo por sua aparência, as cores vibrantes e as longas testeiras capturam os olhares dos motoristas que trafegam pelas ruas e estradas movimentadas, que consequentemente são atraídos para os pontos de vendas.
Postos de combustíveis mal cuidados e com elementos visuais desgastados transmitem uma impressão de descaso, logo os consumidores atrelam essa informação a produtos e serviços de má qualidade.
Todo e qualquer projeto voltado a comunicação visual deve ser bem planejado e sobretudo bem executado, para que o estabelecimento tenha uma boa apresentação, essa que muda a percepção dos consumidores, ajudando-o na tomada de decisão.
Um projeto de comunicação visual bem executado contribui com os resultados da empresa, o mesmo transmite confiança e segurança ao consumidor, proporcionando uma maior visibilidade em meio a concorrência. E através dessa visibilidade que novos clientes são conquistados e fidelizados, a consequência é o aumento das vendas.
A Rede de Postos Dibrape – Rudipel Rudnick é sinônimo de tradição, confiança e qualidade. Há mais de 50 anos atuando no segmento de distribuição e revenda de combustíveis a empresa opera de maneira estratégica, para atender de forma eficaz seus clientes.
A responsabilidade da Rede Dibrape – Rudipel Rudnick vai além do compromisso com seus consumidores, a organização é comprometida com o bem estar e a segurança de seus colaboradores e prestadores de serviços.
Nós DGA Comunicação Visual temos grande satisfação em sermos fornecedores e prestadores de serviço da Rede Dibrape – Rudipel Rudnick. Mas para que essa parceria fosse estabelecida tivemos que passar por um rigoroso processo de cadastramento. Também comprometida com a segurança e sobretudo com o desenvolvimento de nossa equipe, tivemos a aprovação e fomos homologados por possuirmos a documentação e os treinamentos exigidos, dentre alguns deles podemos ressaltar: NR – 01, que regulamenta a medicina no trabalho; NR – 06 que atua sobre o uso correto dos EPI’s; NR – 10, que dispõem da segurança voltada a execução de serviços relacionados a eletricidade, NR – 35, que estipula e rege as medidas de segurança voltados ao trabalho em altura.
O Posto Dalprá, localizado na cidade de Trombudo Central recebeu a revitalização de sua estrutura, através da Rede de Dibrape – Rudipel Rudnick. A DGA Comunicação Visual foi a responsável pela execução dos serviços relacionados aos elementos visuais desse estabelecimento.
Todo o projeto foi executado seguindo o detalhamento do Manual da Marca da Rede Dibrape – Rudipel Rudnick. O conceito pré-estabelecido pela rede foi produzido de forma minuciosa por nossa equipe que envolveu os setores de planejamento e controle de produção, serralheria e solda de estruturas, usinagem de ACM, através de processo mecânico, bem como manual para pequenos detalhes, letra caixa e pintura, montagem e instalação.
A inicialização se deu através da instalação das estruturas das testeiras do posto, que receberam a revitalização por completo. Todo o revestimento foi produzido em ACM, material previamente usinado e demarcado internamente, para que ao chegar na obra o mesmo fosse alocado na paginação correta junto da estrutura metálica.
Quanto a simbologia e letreiros da marca, receberam uma borda em ACM com acabamento frontal em acrílico na cor. A iluminação em módulos de led foi previamente calculada, para possibilitar a uniformidade da luz e a melhor visualização do luminoso.
Toda a comunicação visual, desde as identificações das bombas de combustíveis, placas informativas, adesivos em geral, foram executadas por nossa equipe. Cabe ressaltar que a pintura da estrutura física do estabelecimento também foi realizada por nós.
Por último, mas não menos importante temos o totem de identificação frontal do Posto. Esse que possui quase seis metros de altura. Com uma estrutura reforçada, mesmo recebeu o revestimento em ACM. O material em questão passou por processos de usinagem e corte, para que o mesmo recebesse os displays em acrílico, possibilitando a visualização de preços e também a exposição de iluminação.
De modo geral, a obra foi um tanto quanto desafiadora para nossa equipe. Tivemos algumas dificuldades no decorrer dos processos. Dificuldades essas que foram solucionadas com a ajuda e conhecimento de todas as pessoas que estavam envolvidas e comprometidas com o projeto. Podemos afirmar que a obra contribuiu com nosso desenvolvimento enquanto equipe e empresa, descobrindo novos métodos, formas e materiais. Desse modo, nos sentimos aptos a abraçar novas obras, novos desafios e novas conquistas.
Leia também:
A importância de investir em comunicação visual para o sucesso do seu negócio.
A importância da revitalização da fachada comercial de sua empresa.