Antes de falar sobre logotipo, é importante ressaltar o quão relevante é uma marca para uma empresa. É ela que carrega a identidade do negócio, representando suas crenças e valores.
Você conhece o verdadeiro valor que uma marca carrega consigo?
No Brasil, a marca mais valiosa no ano de 2015 é a do banco Itaú, que vale 24.544 milhões. Já no ranking mundial, nos deparamos com surpreendentes 104,680 bilhões de dólares da Apple.
Sem considerar o seu patrimônio e o lucro gerado pela venda dos seus produtos, grandes empresas acumulam valores exorbitantes que são cotados com base naquilo que elas representam para as pessoas.
É isso mesmo! Por portarem (em suas marcas) uma mensagem e um significado intrínseco à sua existência, empresas agregam um valor de enorme relevância, que podem, como no caso da Apple, valer até mais que as suas receitas.
Uma marca tem muito valor porque é ela que comunica qual a razão de existir de um negócio para as pessoas. Assim, ela tem o poder de fazer com que o publico lembre-se de determinada empresa, a identifique entre as outras e crie laços emocionais com ela.
Dessa forma, voltando ao exemplo da Apple, ela não se identifica como uma fabricante de celulares. Sua promessa não se trata da simples entrega de aparelhos eletrônicos. O consumidor que compra essa marca está querendo adquirir design, inovação e qualidade.
O logotipo representando a marca
Qual é a primeira imagem que vêm à cabeça dessas pessoas ao procurarem estes atributos na marca? Uma maçã mordida. Esse símbolo é a representação visual do valor percebido que fez a Apple alcançar o valor de quase 105 bilhões de dólares somente por possuir uma marca de relevância.
Essa é a importância de um bom logotipo. Ele é a tradução visual da personalidade da marca e tem o poder de estabelecer imediatamente o reconhecimento da mesma pelas pessoas. É a assinatura de uma empresa, produto ou serviço.
O desenvolvimento do logo
A marca deve se comunicar na mesma linguagem do seu público, pois ela é o maior patrimônio de uma empresa de sucesso. Assim, cada detalhe do seu logotipo deve ser pensado com relação ao seu significado.
A combinação das cores, a escolha da fonte, a espessura dos traços, a criação de um ícone, entre outros, são elementos que devem ser planejados. Sua combinação também exige sensibilidade e bom gosto estético do designer, já que o resultado esperado é uma logomarca bonita e atraente.
Tudo é cuidadosamente pensado para traduzir conceitos tão subjetivos em algo que seja facilmente entendido e visualmente concreto. Um logotipo bem feito transmite profissionalismo, confiabilidade e faz a empresa ou o produto se destacar em um mercado concorrido.
O profissional responsável pelo desenvolvimento de um logo deve realizar uma análise da marca para definir, junto ao cliente, quais atributos essa marca deverá comunicar e qual o público que ela irá atingir.
Cada elemento precisa estar ali por um motivo, indo muito além de uma combinação aleatória. O público reage a determinadas cores, entende certas palavras e formatos, entre outros detalhes, de formas especificas.
Quando há um trabalho de qualidade e inteligência no desenvolvimento de um logotipo para uma marca, ela é identificada em qualquer lugar e por todo o seu público-alvo.
O logo carrega o seu maior patrimônio
A marca de uma empresa é o seu maior patrimônio. Por isso é importante saber como criá-la e utilizá-la de maneira inteligente, criativa, coerente e funcional.
A aplicação em materiais gráficos e publicitários dos valores da empresa, presentes em seu logotipo, irá estabelecer uma identidade visual e uma imagem própria, que promoverá a fixação da marca na memória dos clientes e do seu público alvo.
Na DigittalArt desenvolvemos e atualizamos logotipos com atenção para a sua importância no sucesso de um negócio. Seguimos as tendências mais modernas do mercado, trabalhamos com os melhores profissionais, com os melhores softwares e conhecemos a fundo o negócio dos nossos parceiros para trazer excelência para as suas marcas.
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