Planejamento é tudo!
Não é novidade para os gestores de empresas que nenhuma ação, por menor que seja, pode ser realizada sem que haja planejamento.
Essa afirmação não se limita às grandes corporações, pois até mesmo os pequenos negócios precisam se planejar, mesmo que em um nível mais básico, para conhecer os caminhos que vão trilhar e os desafios que vão encontrar pela frente.
Quando pensamos na divulgação de promoções, o raciocínio é o mesmo: antes de sair baixando preços e distribuindo vantagens, um bom gestor avalia quais são os objetivos da empresa e qual é o impacto que ela deseja causar em seu público com as suas ofertas.
O nosso trabalho
O Grupo ACD também atua neste tipo de trabalho, ajudando empresas a criar valor através de suas promoções, encontrando os meios mais adequados e os caminhos mais eficientes para a sua divulgação.
Tudo começa na fase de planejamento: antes de estabelecermos como será a promoção, identificamos as necessidades e os objetivos da empresa com ela, o perfil do seu público-alvo e qual a área de cobertura da sua divulgação.
Em seguida, concebemos as ações e as adaptamos de acordo com as características de cada meio e local de divulgação, com foco sempre em maximizar os seus resultados.
Feito isso, é realizada a execução, que inclui o desenvolvimento e a distribuição das peças publicitárias em conformidade com as etapas prévias do planejamento e a realização da promoção em si.
Feito isso, resta avaliar os pontos chave da execução da campanha, mensurar seus resultados e determinar se os objetivos foram alcançados. Essa fase é importante também para determinar o que pode ser mudado e melhorado em ações futuras.
Na prática
Para exemplificar este processo, usamos de exemplo a promoção Eu Quero Meu Galpão, realizada para a Ecotrat neste mês de abril durante a 24ª Festa Nacional da Cebola.
Na fase de planejamento, levantando informações junto à empresa, identificamos os seus objetivos, que eram levar o maior número possível de visitantes ao seu stand na festa, divulgar sua linha de produtos e se posicionar como parceira dos agricultores da região.
Assim, concluímos que o ato de sortear um galpão, além de contribuir para a divulgação do produto, contribuiria para o posicionamento da marca, uma vez que estaria em promoção um produto de alto valor agregado essencial para o segmento do público-alvo em questão.
Com o prêmio funcionando como um atrativo para o estande, foram distribuídos cupons por todo o Parque da Cebola, instigando as pessoas a irem até o local da urna e aproveitando a oportunidade para panfletar o local da festa e divulgar a marca Ecotrat.
Na fase de execução, foi feita uma forte divulgação através de redes sociais, outdoors, panfletos e rádio, visando engajar o público e também promover a marca aproveitando a magnitude da festa.
Mensurando os resultados das ações planejadas, a campanha foi um sucesso: foram mais de doze mil participantes que foram conferir as linhas de produtos da empresa e prestigiar a estrutura preparada especialmente para o evento.
As consequências de ações tão bem organizadas foram o aumento do valor percebido da marca, que teve sua presença notada e conseguiu instigar as pessoas convidando-as até seu ambiente, o que gerou proximidade entre sua marca e seus consumidores.
Os resultados ainda foram explorados após a Festa da Cebola, através de posts em redes sociais e spots de rádio que destacaram as ações e enalteceram a grande participação da Ecotrat em um evento tão importante.
Detalhes que fazem a diferença
Se você pensa em fazer uma promoção em seu negócio, fique atento aos mínimos detalhes. Às vezes, um pequeno aspecto pode fazer toda a diferença entre o sucesso e o fracasso da sua campanha.
Mesmo que você não tenha grandes pretensões, é muito melhor ter boa parte do seu público engajado, participando e por dentro das suas campanhas do que uma clientela alheia às suas ações, não é mesmo?
Venha para o Grupo ACD e traga as suas ideias! Estamos prontos para fazer a melhor campanha para a sua empresa.
Acesse também:
NOSSO DIFERENCIAL ESTÁ EM SEMPRE BUSCAR RESULTADOS
ARTES GRÁFICAS – RECONHEÇA SEU VALOR E SEJA BEM VISTO NO MERCADO
VOCÊ CONHECE OS TRABALHOS DE ASSESSORIA DE MARCA DA DIGITTALART?