Uma marca é o patrimônio mais valioso de um negócio, pois ela representa os atributos mais importantes da empresa e cria identidade para ela, estabelecendo a sua relação com o seu público-alvo.
O logotipo, por sua vez, é o principal representante de uma marca. Ele é a forma com que ela se materializa, sendo o responsável por representar as suas características, os seus valores e a sua identidade.
Se o logo é o principal ponto de contato entre a identidade de uma marca e os seus consumidores, quer dizer que, em suas características, devem estar inseridos os principais aspectos da empresa, como referências à sua história, aos seus produtos, à sua visão de negócio, ao seu posicionamento no mercado ou a qualquer outro ponto relevante para a construção de sua personalidade.
Sendo o responsável por demonstrar toda uma identidade de marca, por vezes um logotipo pode se desgastar e tornar-se ultrapassado. Isso acontece devido às mudanças sofridas no ambiente do mercado ou dentro da filosofia da própria empresa.
Sendo assim, um bom logo não deve apenas representar os atributos da marca, mas sim a sua realidade dentro de um cenário atual. É aí que se destaca a importância de um trabalho de revitalização: apesar de manter alguns poucos aspectos permanentes e imutáveis, o logotipo, assim como a marca, vive em um processo contínuo de transformação e atualização.
Um novo logotipo, portanto, não representa a perda da identidade de uma organização. Muito pelo contrário: é a sua reafirmação! É a demonstração de que a empresa evolui, estando adaptada à realidade do seu público-alvo e do seu mercado.
Acesse também:
LOGOTIPO, O ROSTO DA SUA EMPRESA!
NOSSO DIFERENCIAL ESTÁ EM SEMPRE BUSCAR RESULTADOS